O direito à educação no Brasil sob a ótica do direito econômico internacional

Desafios e perspectivas no sistema multilateral de comércio

Palavras-chave: Comercialização. Soberania. Mercado. Política educacional.

Resumo

Este artigo examina a mercantilização da educação à luz das normativas da Organização Mundial do Comércio (OMC), com foco no Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS). O estudo inicia com uma análise histórica das transformações globais pós-Segunda Guerra Mundial, com a criação do GATT, a transição para a OMC e a inclusão da educação como um serviço comercializável dentro do inaugurado GATS. A partir dessa inserção, o artigo pretende responder a seguinte pergunta: Em que medida a inclusão da educação no GATS e a liberalização do comércio de serviços educacionais pela OMC afetam a garantia do direito fundamental à educação pública no Brasil? Acerca disso, o estudo discute os impactos da financeirização da educação no país, imbricada pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a entrada do setor privado no ensino superior. A metodologia empregada no estudo é a analítico-hermenêutica, partindo de uma lógica dedutiva, enquanto a abordagem será a bibliográfica de cunho qualitativo investigativo, pela técnica de pesquisa documental, a partir da análise de livros, periódicos, resumos, resenhas, entre outros locais que apresentam conteúdo documentado. Conclui-se pela ausência de um compromisso claro do Brasil perante a OMC, o que resultou em um mercado educacional aberto e vulnerável, dominado por conglomerados empresariais em detrimento de uma educação pública com vistas ao fortalecimento da soberania nacional. 

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Biografia do Autor

Fabrício da Silva Aquino, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, no qual é bolsista por meio do Edital PRPGP/UFSM n° 50/2024. Bacharel em Direito pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha Campus Júlio de Castilhos/RS. Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Transferência Internacional de Dados Pessoais diante do estabelecido pelo Acordo GATS da OMC: Um estudo comparativo entre a regulamentação Europeia e Brasileira" da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e do "Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos – GPJUR" da Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ. E-mail: faquino016@gmail.com.

Maria Cristina Gomes Da Silva D'ornellas, Universidade Federal Santa Maria - UFSM

Doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Mestra em Leis sobre o Comércio Europeu e Internacional pela Universiteit Van Amsterdam – UvA. Mestra em Integração Latino- Americana pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Professora do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. E-mail: maria.dornellas@ufsm.br.

Publicado
2025-06-30
Como Citar
da Silva Aquino, F., & Gomes Da Silva D’ornellas, M. (2025). O direito à educação no Brasil sob a ótica do direito econômico internacional. Diké - Revista Jurídica, 24(28), 147-163. https://doi.org/10.36113/dike.28.2025.4664