EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Palavras-chave: Educação Superior, Trabalhos acadêmicos, Inteligência artificial

Resumo

O trabalho tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades do uso da Inteligência Artificial (IA) nos trabalhos acadêmicos, destacando seus distintos modos de gerar novos conhecimentos e suas implicações no contexto contemporâneo. Contribui para reflexões sobre os desafios educacionais e as complexidades que abrangem a sociedade atual, com enfoque para o papel do docente, avanços tecnológicos e a IA. Pesquisa em andamento, com abordagem qualitativa, fundamentado na pesquisa bibliográfica e análise documental. A crescente relevância das tecnologias digitais e o uso da IA na sociedade são reconhecidos e reverberam no campo educacional. Importante incorporá-las ao cotidiano de forma responsável, criativa e ética, com observância às implicações no ecossistema educacional e na sociedade. Com uma variedade crescente de ferramentas de IA à disposição, os pesquisadores agora têm a capacidade de aprimorar, expandir e até revolucionar seus métodos de escrita e pesquisa. Espera-se que as reflexões contribuam para ampliar a perspectiva dos pesquisadores em relação ao uso da IA para os trabalhos acadêmicos. Assim, os resultados apontam que é necessário estimular diálogos sobre o assunto e apresentar ações que poderão ser desenvolvidas para fomentar a participação interativa entre o docente e o aluno com o uso da IA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, UNEB - Campus I

Doutora em Educação. Pós-Doutora em Política Transnacional e Pós-doutora em Estudos Comparados da Educação. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC). Pró-reitora de Ensino de Graduação (PROGRAD). Líder do Grupo de Pesquisa EDUCATIO-Políticas Públicas e Gestão da Educação. Coordenadora do Observatório Avaliação Educacional e Accountability.

Adriana dos Santos Marmori Lima

Doutora em Difusão do Conhecimento. Reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Integra os grupos de pesquisas: ENLACE - Estudos sobre gênero e Sexualidade, EDUCATIO - Planejamento e Gestão e Educacional e NGEALC – Estudos Africanos e Afrobrasileiros em Línguas e Culturas. É membro da Comissão Nacional de Politicas Educacionais em Direitos Humanos (MEC).

Maria Gorete Sacramento de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa EDUCATIO - Políticas Públicas e Gestão da Educação.

Publicado
2024-11-18