EDUCAÇÃO SUPERIOR NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo
O trabalho tem o objetivo de refletir sobre as possibilidades do uso da Inteligência Artificial (IA) nos trabalhos acadêmicos, destacando seus distintos modos de gerar novos conhecimentos e suas implicações no contexto contemporâneo. Contribui para reflexões sobre os desafios educacionais e as complexidades que abrangem a sociedade atual, com enfoque para o papel do docente, avanços tecnológicos e a IA. Pesquisa em andamento, com abordagem qualitativa, fundamentado na pesquisa bibliográfica e análise documental. A crescente relevância das tecnologias digitais e o uso da IA na sociedade são reconhecidos e reverberam no campo educacional. Importante incorporá-las ao cotidiano de forma responsável, criativa e ética, com observância às implicações no ecossistema educacional e na sociedade. Com uma variedade crescente de ferramentas de IA à disposição, os pesquisadores agora têm a capacidade de aprimorar, expandir e até revolucionar seus métodos de escrita e pesquisa. Espera-se que as reflexões contribuam para ampliar a perspectiva dos pesquisadores em relação ao uso da IA para os trabalhos acadêmicos. Assim, os resultados apontam que é necessário estimular diálogos sobre o assunto e apresentar ações que poderão ser desenvolvidas para fomentar a participação interativa entre o docente e o aluno com o uso da IA.
Downloads
Copyright (c) 2024 Gabriela Sousa Rêgo Pimentel, Adriana dos Santos Marmori Lima, Maria Gorete Sacramento de Jesus
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais sobre os trabalhos publicados e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram que este artigo é original, de autoria própria, que nunca foi foi publicado em qualquer outro veículo, em português ou outro idioma, no formato impresso ou eletrônico (incluindo páginas da Internet, grupos de discussão ou outros modelos de boletim eletrônico), e não está em avaliação em outro veículo ou casa editorial.
Declaram, ainda, que este artigo não contém violação a direito autoral ou qualquer outro direito de terceiro, tampouco possui material de natureza ilegal e exoneram a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS em face de quaisquer reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
Autorizam a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS a proceder a modificações e correções para a adequação do texto às normas da publicação e informam que leram e estão cientes destes termos e das diretrizes para os autores.