ALMACHIO DINIZ GONÇALVES
VIDA, OBRA E CONTRIBUIÇÕES PARA A CULTURA JURÍDICA NACIONAL
Resumo
Trata-se de relatório de pesquisa sobre o projeto “Almachio Diniz: vida, obra e contribuições para a cultura jurídica nacional”, registada em 14/04/2023 sob o número 00000000000 [ocultado para preservar o anonimato] junto à Pró-Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz. A pesquisa constitui-se na primeira etapa de um empreendimento de médio prazo que visa resgatar a memória do jurista Almachio Diniz, responsável por inúmeras contribuições para a cultura jurídica nacional, tais quais a produção dos primeiros tratados de teoria geral do processo e de direito civil, sob a regência do Código de 1916, o que inclui um intrigante volume sobre o Divórcio; a elaboração de um projeto de Constituição Confederalista; além da divulgação de ideias relacionadas ao naturalismo spenceriano, Nietzsche e Marx nos meios jurídicos nacionais. Dentre os principais achados da pesquisa, encontram-se a catalogação de mais de 4000 fontes documentais e 77 obras digitalizadas. Como resultados desta pesquisa foram publicados 9 produtos acadêmicos variados.
Downloads
Copyright (c) 2024 Homero Chiaraba, Luiz Guilherme Bandeira Zanino, Icaro de Jesus Rodrigues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista mantém os direitos autorais sobre os trabalhos publicados e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores declaram que este artigo é original, de autoria própria, que nunca foi foi publicado em qualquer outro veículo, em português ou outro idioma, no formato impresso ou eletrônico (incluindo páginas da Internet, grupos de discussão ou outros modelos de boletim eletrônico), e não está em avaliação em outro veículo ou casa editorial.
Declaram, ainda, que este artigo não contém violação a direito autoral ou qualquer outro direito de terceiro, tampouco possui material de natureza ilegal e exoneram a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS em face de quaisquer reclamações e despesas (incluindo custos e despesas legais) causadas por qualquer ruptura desta e de outras garantias.
Autorizam a REVISTA JURÍDICA DIKÉ DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ E SUA EDITORA EDITUS a proceder a modificações e correções para a adequação do texto às normas da publicação e informam que leram e estão cientes destes termos e das diretrizes para os autores.