DIKÉ fomenta o debate sobre a Efetividade dos Direitos Humanos e Fundamentais em tempos de Pandemia de COVID-19

2021-02-05

Caríssimos leitores,

Após um período de pausa circunstancial,  a Revista Jurídica Diké retoma suas publicações, com o número 18 da sua coleção, mantendo seu perfil interdisciplinar e plural.

O imponderável, consubstanciado na epidemia de Covid-19,  trouxe um desafio ainda maior para a retomada dos trabalhos e, paradoxalmente,  aportou um manancial de questões jurídicas e sociais que estimularam  a produção de conhecimentos e o fomento ao saudável debate sobre desafios e soluções.

Neste número,  tivemos a honrosa participação de autores de diversas partes do país que em um leque amplo de temáticas contemplaram nos seus artigos os direitos humanos e fundamentais,   enfrentamento da homofobia e da violência contra a mulher, a  proteção  dos migrantes e indígenas , bem assim aspectos do direito civil, financeiro, constitucional, internacional, empresarial, penal e  processo penal.

A Revista Jurídica Diké é uma árvore que que produz frutos e sementes de novos estudos, conhecimento e oportunidades  para experimentados  pesquisadores e  novos estudiosos que têm oportunidade de publicar suas pesquisas e terem as críticas e reconhecimentos necessários ao crescimento profissional e pessoal.

Para toda a Comissão Editorial, o trabalho foi particularmente desafiador, hercúleo e ao mesmo tempo  gratificante,  pois  temos  o sentimento  de superação dos nossos próprios limites.

Reconhecemos e agradecemos o trabalho de todos os editores, avaliadores e articulistas dos números anteriores porque sem eles não chegaríamos neste histórico momento.

Nas pessoas de Quele  Pinheiro  e Sabrina Nascimento, externamos o nosso agradecimento  a toda equipe da Editus. De igual forma,  agradecemos aos professores e servidores do Departamento  e  do  Colegiado de Direito.

Devotamos nossa penhorada gratidão aos professores do Curso de Direito, de outras áreas do conhecimento da UESC e de todas as IES do Brasil que contribuíram para o êxito dos trabalhos como avaliadores, pela generosidade e desprendimento.

Por fim agradecemos a todos os articulistas que acreditaram no projeto da Revista Jurídica Diké e apresentaram suas produções.

Prestamos a nossa solidariedade a todas as famílias que perderam seus entes queridos para a COVID-19 e fazemos uma homenagem especial ao Professor Paulo Roberto Mendes Lima, do Departamento de Ciências Econômicas que foi um assíduo e ativo colaborador do Curso de Direito da UESC.

Neste momento da existência humana em todos são colocados à prova, esperamos que este volume de retomada dos trabalhos da Revista Jurídica Diké coincida com o início de um novo ciclo de dias melhores com saúde, paz e harmonia para todos.

Desejamos uma boa leitura.

Prof. Clodoaldo Silva da Anunciação             Profa. Giselle Boaventura Barros Souto

Profa.  Jane Hilda Mendonça Badaró             Profa. Lilian de Brito Santos