Contribuição da ecocrítica ao ensino de literatura
Resumo
Este texto apresenta discussões que se inserem no campo da didática da literatura e estabelece como objetivo verificar em que medida a ecocrítica pode contribuir para o ensino da literatura na educação básica, atento e comprometido com exigências e complexidades que, neste novo milênio, estão ganhando cada vez mais importância. A partir das ideias de Garrard a respeito da Ecocrítica e de Morin, sobre a Teoria da Complexidade, procuramos compreender as possíveis contribuições da Ecocrítica ao Ensino da Literatura. Após as reflexões apresentadas, concluímos que tais contribuições mudam a nossa forma de ver o papel social do texto literário, a nossa forma de compreensão do ser literário, bem como a abordagem do literário em sala de aula.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).