Resenha de Apologie de la polémique, de Ruth Amossy

Palavras-chave: Letras

Resumo

Com efeito, a ideia central desenvolvida pela autora é a de que o discurso polémico contribui para a expressão e para a discutibilidade dos temas que coloca em agenda, proporcionando “uma gestão do conflito que procura dar voz às diferenças” (p. 215). É que, explica, “a persistência do diferendo não é um sinal de fracasso, mas uma característica do funcionamento democrático” (p. 215).

Biografia do Autor

Rui Alexandre Grácio, Universidade Nova Lisboa

Rui Alexandre Lalanda Martins Grácio é Doutorado em Ciências da Comunicação, Mestre em Filosofia Contemporânea e licenciado em Filosofia. É também professor profissionalizado e formador especialista desde 1997, reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

Foi professor do Ensino Secundário e do Ensino Universitário, sendo autor de vários manuais escolares e de diversas publicações na sua área de especialização (linguagem, argumentação e retórica), entre as quais se destacam:

Racionalidade argumentativa (1993, ISBN 972-41-1189-X);

Consequências da retórica. Para uma revalorização do múltiplo e do controverso (1998, ISBN 972-8459-05-X);

Discursividade e perspectivas. Questões de argumentação (2009, ISBN 978-989-8377-00-5);

A interacção argumentativa (2010, ISBN, 978-989-96375-7-3).

Fenomenologia, Hermenêutica, Retórica e Argumentação (2011, ISBN: 978-989-8377-21-0).

Teorias da argumentação (2012, ISBN: 978-989-8377-22-7).

Perspetivismo e Argumentação (2013, ISBN: 978-989-8377-42-5).

Vocabulário Crítico de Argumentação (2013, ISBN: 978-989-8377-43-2).

É editor desde 1996, dirigindo atualmente a Grácio Editor. Integra a equipa de investigadores do Instituto de Filosofia da Linguagem da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Publicado
2015-05-08
Como Citar
Grácio, R. A. (2015). Resenha de Apologie de la polémique, de Ruth Amossy. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 7(1), 296-302. Recuperado de http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/504
Seção
Resenha