Retórica e objetividade
Resumo
Apesar da oposição que vulgarmente se estabelece entre “objetividade” e “retórica”, subscreve-se, num primeiro momento desta exposição, que a retórica está no coração dos processos de objetividade. Associando a retórica a dois procedimentos inerentes ao uso da linguagem natural, a saliência e a filtragem, e considerando que a análise e a síntese são operações incontornáveis na tematização dos assuntos, seja em que registo for, mostra-se como aqueles procedimentos se inscrevem na funcionalidade destas operações. Num segundo momento, e extrapolando as consequências da tese defendida, tematiza-se a argumentação retórica segundo uma conceção que a encara mais ao nível da oposição entre discursos, e no registo do perspetivismo, do que ao nível da expressão, do raciocínio e das proposições. Conclui-se abordando-se a questão das relações entre argumentação e demonstração e explora-se a tese de Plantin segundo a qual podemos falar de uma “construção argumentativa da demonstração”.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).