O papel do discurso relatado na avaliação de argumentos de autoridade
Resumo
Este artigo discute como aspectos gramaticais do discurso direto e indireto afetam a avaliação do argumento a partir da opinião de especialistas. O discurso direto é muitas vezes caracterizado por ter dois atos discursivos diferentes e, consequentemente, dois centros dêiticos; e o discurso indireto é considerado como um ato discursivo com um centro dêitico. Essas estruturas gramaticais têm efeitos pragmáticos diferentes, principalmente porque, no discurso direto, o conteúdo relatado é assumido como fiel em forma e conteúdo, enquanto no discurso indireto, o falante atual incorpora o conteúdo relatado em sua fala. Considerando essas características, este trabalho traz uma análise comparativa dos tipos de discurso relatado e sua relação com o esquema argumentativo e questões críticas de Wagemans (2011) e oferece modificações nos esquemas argumentativos existentes para permitir uma avaliação mais precisa dos argumentos.
Downloads
Referências
AIKHENVALD, Alexandra Y. Speech reports: a cross-linguistic perspective. In: AIKHENVALD, Alexandra Y.; DIXON, Robert. M. W. (Eds.). Language at large: essays on syntax and semantics. Empirical approaches to linguistic theory. Leiden; Boston: Brill, 2011. p. 290-326.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Problemas da poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Azevedo Bezerra. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
BOCH, Françoise; GROSSMANN, Francis. Referir-se ao discurso do outro: alguns elementos de comparação entre especialistas e principiantes. Scripta, v. 6, n. 11, p. 97-108, 2002. URL: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/12452/9767. Retrieved at: 22 sept. 2022.
BRASIL. Redação no Enem 2017: cartilha do participante. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2017. URL: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2017/manual_de_redacao_do_enem_2017.pdf. Retrieved at: 22 sept. 2022.
BRASIL. Redação no Enem 2018: cartilha do participante. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2018. URL: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/guia_participante/2018/manual_de_redacao_do_enem_2018.pdf. Retrieved at: 22 sept. 2022.
BRASIL. A redação no Enem 2019: cartilha do participante. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 2019. URL: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2019/redacao_enem2019_cartilha_participante.pdf. Retrieved at: 22 sept. 2022.
CARRASCAL, Begoña. The Authority of Citations and Quotations in Academic Papers. Informal Logic, v. 34, n. 2, p. 167-191, 2 jun. 2014. URL: https://informallogic.ca/index.php/informal_logic/article/view/3649. Retrieved at: 22 sept. 2022.
COSTA, Jéssica Tailane da; BERNARDINO, Rosângela Alves dos Santos. Responsabilidade enunciativa e posturas do locutor-enunciador em redações do ENEM. EID&A – Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação, v. 21, n. 2, p. 5-24, 2021. URL: https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2947. Retrieved at: 22 sept. 2022.
COULMAS, Florian. Reported speech: Some general issues. In: COULMAS, Florian (ed.). Direct and Indirect Speech. Berlin; New York: Mouton De Gruyter, 1986. p. 1-28.
COUPER-KUHLEN, Elizabeth. The prosody of repetition: on quoting and mimicry. In: COUPER-KUHLEN, Elizabeth; SELTING, Margret (eds.). Prosody in Conversation. Cambridge: Cambridge University Press, 1996. p. 366-405.
EEMEREN, Frans van; GROOTENDORST, Rob. Speech acts in argumentative discussions: a theoretical model for the analysis of discussions directed towards solving conflicts of opinion. Dordrecht, Holland; Cinnaminson, U.S.A: Foris Publications, 1984.
EEMEREN, Frans van; GROOTENDORST, Rob. Fallacies in pragma-dialectical perspective. Argumentation, v. 1, n. 3, p. 283-301, 1987. URL: https://link.springer.com/article/10.1007/BF00136779. Retrieved at: 22 sept. 2022.
EEMEREN, Frans H. van; GARSSEN, Bart; KRABBE, Erik C. W.; HENKEMANS, A. Francisca Snoeck; VERHEIJ, Bart; WAGEMANS, Jean H. M. Handbook of argumentation theory. Dordrecht: Springer, 2014.
EEMEREN, Frans. H. van; SNOECK HENKEMANS, A. Francisca. Argumentation: analysis and evaluation. Second edition ed. New York: Routledge, 2016.
GOBBO, Federico; BENINI, Marco. Constructive adpositional grammars: foundations of constructive linguistics. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2011.
GOBBO, Federico; BENINI, Marco; WAGEMANS, Jean H. M. More than Relata Refero: Representing the Various Roles of Reported Speech in Argumentative Discourse. Languages, v. 7, n. 1, 2022. URL: https://www.mdpi.com/2226-471X/7/1/59. Retrieved at: 22 sept. 2022.
KEIZER, Evelien. The interpersonal level in English: Reported speech. Linguistics, v. 47, n. 4, 2009. URL: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/LING.2009.029/html. Retrieved at: 22 sept. 2022.
KLEWITZ, Gabriele; COUPER-KUHLEN, Elizabeth. Quote – unquote? the role of prosody in the contextualization of reported speech sequences. Pragmatics, v. 9, n. 4, p. 459-485, 1999. URL: https://benjamins.com/catalog/prag.9.4.03kle. Retrieved at: 22 sept. 2022.
KOSZOWY, Marcin; WALTON, Douglas. Epistemic and deontic authority in the argumentum ad verecundiam. Pragmatics and Society, v. 10, n. 2, p. 287-315, 2019. URL: https://benjamins.com/catalog/ps.16051.kos. Retrieved at: 22 sept. 2022.
KVAVIK, Karen H. Characteristics of direct and reported speech prosody: evidence from Spanish. In: COULMAS, Florian (ed.). Direct and indirect speech. Berlin; New York; Amsterdam: Mouton de Gruyter, 1986. p. 333-360.
LIMA, Lívia Maria Alvarenga de. A proposta de redação do ENEM e a apropriação do discurso de outrem nos textos dos candidatos. Dissertação (Mestrado Profissional em Linguística) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. URL: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12043?locale=pt_BR. Retrieved at: 22 sept. 2022.
NASCIMENTO, Jaime Luiz Bezerra do. Argumentação dialógica e indícios de autoria em redações nota mil do ENEM. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. URL: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43328. Retrieved at: 22 sept. 2022.
SMIRNOVA, Alla. Argumentative use of reported speech in British newspaper discourse. Text & Talk, v. 32, n. 2, p. 235 -253, 2012. URL: https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/text-2012-0012/html. Retrieved at: 22 sept. 2022.
SMIRNOVA, Alla. Reported speech as an element of argumentative newspaper discourse. Discourse & Communication, v. 3, n. 1, p. 79-103, 2009. URL: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1750481308098765. Retrieved at: 22 sept. 2022.
VANDELANOTTE, Lieven. Deixis and grounding in speech and thought representation. Journal of Pragmatics, v. 36, n. 3, p. 489–520, 2004. URL: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0378216603001437. Retrieved at: 22 sept. 2022.
VOLTAIRE. Œuvres complètes de Voltaire / Dictionnaire philosophique. Paris: Garnier, 1878.
WAGEMANS, Jean H. M. The Assessment of Argumentation from Expert Opinion. Argumentation, v. 25, n. 3, p. 329–339, 2011. URL: https://link.springer.com/article/10.1007/s10503-011-9225-8. Retrieved at: 22 sept. 2022.
WALTON, Douglas. Examination dialogue: An argumentation framework for critically questioning an expert opinion. Journal of Pragmatics, v. 38, n. 5, p. 745-777, 2006. URL: https://scholar.uwindsor.ca/crrarpub/1/. Retrieved at: 22 sept. 2022.
WALTON, Douglas; MACAGNO, Fabrizio. Quotations and Presumptions: Dialogical Effects of Misquotations. Informal Logic, v. 31, n. 1, 2011. URL: https://informallogic.ca/index.php/informal_logic/article/view/657. Retrieved at: 22 sept. 2022.
WALTON, Douglas. Appeal to expert opinion: arguments from authority. University Park, Pa: Pennsylvania State University Press, 1997.
WALTON, Douglas; REED, Chris; MACAGNO, Fabrizio. Argumentation Schemes. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.
WIERZBICKA, Anna. The semantics of direct and indirect discourse. Paper in Linguistics, v. 7, n. 3-4, p. 267-307, 1974. URL: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08351817409370375?journalCode=hrls19. Retrieved at: 22 sept. 2022.
ZLATKOVA, Gergana. Reported argumentation in economic-financial news. In: EEMEREN, Frans H. van; GARSSEN, Bart (eds.). Argumentation in Context. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2012. v. 4. p. 377-392.
Copyright (c) 2022 Autor e Revista EID&A
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).