A formação do parecerista de artigos científicos: um estudo de caso

Palavras-chave: Grupo de escrita, Formação do parecerista de artigo científico, Ethos, Estratégias retóricas

Resumo

Este artigo objetiva descrever um estudo de caso sobre a formação do parecerista de artigos científicos por meio da participação em grupos de escrita. Para o cumprimento deste propósito, houve comparação entre os ethé construídos em dois pareceres produzidos por um doutorando em Letras em dois momentos distintos: ao início de sua participação em um clube de escrita realizado em 2020 e ao longo de sua participação em outro grupo em 2021. Para a fundamentação das análises, utilizaram-se, como escopo teórico, estudos inseridos na Retórica e na Semântica Argumentativa, entre outras perspectivas complementares. As análises evidenciam evolução nas estratégias de construção do ethos incorporadas pelo doutorando, que apresentou características de parecerista colaborador dos autores e da revista no segundo parecer. O estudo também demonstra a importância de estratégias retóricas de elocução para a construção do ethos no gênero parecer, especialmente, operadores argumentativos e modalizadores.

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Biografia do Autor

Renan Paulo Bini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil. Bolsista CAPES.

Márcia Sipavicius Seide, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Brasil.

 

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Publicado
2021-12-31
Como Citar
Bini, R., & Seide, M. (2021). A formação do parecerista de artigos científicos: um estudo de caso. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 21(3), 17 - 37. https://doi.org/10.47369/eidea-21-3-3181
Seção
Artigos