Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual

  • Valéria Fernandes Turci Universidade de São Paulo
  • Soraya Maria Romano Pacífico Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Argumentação, Autoria, Discurso, Educação

Resumo

Considerando que os gêneros digitais ganham cada vez mais destaque na comunicação e muitos adolescentes acessam canais de vídeos no Youtube para visualizar resenhas de booktubers sobre livros, o objetivo deste  trabalho foi colocar essa nova prática de letramento em discurso no contexto escolar, com o intuito de possibilitar não só o incentivo à leitura, mas também a análise dos gestos argumentativos e os indícios de autoria presentes no discurso desses sujeitos-alunos em ambiente virtual.  Para o desenvolvimento da pesquisa, nossa referência teórica é a Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux. Nosso corpus será composto por vídeos, elaborados por alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Ribeirão Preto/SP. Os resultados de nossas análises demonstram que o discurso dos sujeitos-alunos aponta marcas de autoria e argumentação quando as condições de produção da leitura e interpretação são permitidas no contexto escolar.  

 

Palavras-chaves: Argumentação. Autoria. Discurso. Educação.

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Publicado
2019-08-31
Como Citar
Turci, V., & Romano Pacífico, S. M. (2019). Argumentação e autoria de adolescentes booktubers: interfaces entre a sala de aula e o ambiente virtual. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 19(1), 121-139. https://doi.org/10.17648/eidea-19-2319
Seção
Artigos

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