DA OBSESSÃO COM O REGIONALISMO À DESVENTURA DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

  • Daniel Francisco Nagao Menezes Universidade Presbiteriana Mackenzie https://orcid.org/0000-0001-9151-5699
  • Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Alejandro Gabriel Safarov Universidad Católica Santiago del Estero

Resumo

Da Obsessão com o Regionalismo à Desventura da Integração Latino-americanaTrinta anos após sua fundação, o MERCOSUL não conseguiu cumprir seus objetivos declarados. Longe de ser um mercado comum e ainda não uma união aduaneira, não se aprofundou nem se ampliou (legalmente). Todos os outros projetos regionalistas na América Latina se saem ainda pior, embora tenham favorecido a democracia interna, as reformas econômicas e as relações regionais mais pacíficas. Este artigo apresenta um conjunto de ferramentas conceituais para comparar a integração regional e, em seguida, aplica-o para explicar os objetivos dispersos e o desempenho em declínio das experiências latino-americanas. O objetivo é mostrar como o fortalecimento da soberania nacional – em oposição ao seu agrupamento ou delegação – está no cerne da maioria das estratégias regionalistas contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Francisco Nagao Menezes, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Direito (PUC-Campinas), Especializações em Direito Constitucional e Direito Processual Civil (PUC-Campinas), em Didática e Prática Pedagógica no Ensino Superior (Centro Universitário Padre Anchieta), Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pós-Doutor em Direito (USP). Pós-Doutor em Economia (UNESP-Araraquara). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Colaborador da Maestría em Economía Social da Universidad Autónoma de Guerrero (Acapulco, México). Membro do CIRIEC-Brasil.

Lúcio Flávio Joichi Sunakozawa, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Pós-Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas - Direito (Universidad Nacional de Jujuy - Argentina), Doutor em Direito (Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP). Mestre em Desenvolvimento Local (UCDB). Professor - graduação e pós-graduação - dos Cursos de Turismo, Logística e Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Dourados (MS). Coordenador de Pesquisas e Extensão do Eixo DIREITO, INOVAÇÃO E INTEGRAÇÃO e Vice Coordenador Geral do Projeto de Pesquisa e Extensão UEMS NA ROTA.

Alejandro Gabriel Safarov, Universidad Católica Santiago del Estero

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidad Nacional de Rosario (Argentina). Professor das Faculdades de Comunicação Social e Desenvolvimento de Negócio da Universidad Católica de Santiago del Estero, campus de Jujuy (Argentina). Coordenador do Centro de estudios en ciencia política y relaciones internacionales da Universidad Católica de Santiago del Estero, campus de Jujuy.

Publicado
2022-12-21