Aproximações visuais e poéticas nas descrições epifânicas da obra Retrato do artista quando jovem, de James Joyce
Resumo
A partir de uma discussão teórica sobre os limites da literatura e das artes visuais ao longo da história, este artigo apresente uma análise de como as descrições epifânicas são representadas na obra Retrato do Artista Quando Jovem, de James Joyce, tendo em vista que a técnica literária que mais se aproxima das artes visuais é a descrição. Neste trabalho são analisadas as cinco principais descrições epifânicas do romance, que se encontram no fim de cada um dos cinco capítulos. Conclui-se que a aliteração e a sinestesia, além de metáforas e adjetivos de âmbito sensorial, que remetem a sons, cores e odores, são recursos linguísticos usados para aproximar a literatura e as artes visuais. Nas descrições epifânicas da obra, observa-se uma sinergia entre texto e imagem para construir realidades e percepções. Tais figuras de linguagem transcendem o objeto pela palavra, expandindo as fronteiras das duas artes.
Downloads
Referências
BOSI, A. Imagem, discurso. In: O Ser e o Tempo na Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000..
GONÇALVES, A. J. Ut Pictura Poesis: uma questão de limites. Revista USP, 1989, p. 177-184.
JOYCE, J. A Portrait of the Artist as a Young Man. Londres: Penguin Group, 1996.
JOYCE, J. Retrato do Artista Quando Jovem. Tradução de: José Geraldo Vieira. São Paulo: Ediouro Publicações, 1987.
LESSING, G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. São Paulo: Illuminuras, 1998.
MAZZARI, M. V. Apresentação. GOETHE, J. W. von. Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister. São Paulo: Editora 34, 2006.
MELLO, S. J. Ut Pictura Poesis e as Origens Críticas da Correspondência entre a Literatura e a Pintura na Antiguidade Clássica. Miscelânea, vol. 07, 2010, p. 215-241.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).