Modos de ver, ler e escrever no século XXI
Resumo
Este ensaio é o resultado de uma refl exão
sobre a minha prática docente como professora de
leitura e produção textual no ensino superior. Para
tanto, arrolei conclusões de uma pesquisa realizada na
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),
no período de 2007 a 2009, de modo a discutir a
fortuna crítica sobre os conceitos de cânone e autoria.
Embasam essa refl exão: o conceito de ensino de
língua em Geraldi (1997); a defi nição de cânone em
Bloom (1995) e Calvino (2001); e o termo autoria em
Barthes (2004), Foucault (1992), Compagnon (2001)
e Barbosa (20011..b). O objetivo geral deste ensaio é
repensar as práticas docentes no ensino de leitura e
escrita na escola e na universidade. Proponho uma
atitude transgressora frente a escolhas e usos do texto
em ambientes de ensino-aprendizagem por entender
ser este o papel da educação no século XXI: propiciar
novas posturas estéticas e seus desdobramentos éticos
frente ao texto.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).