Diálogo de alteridades: o discurso do outro no ensino-aprendizagem de língua inglesa

  • Raulino Batista Figueiredo Neto
Palavras-chave: Dialogismo, Enunciações, Discurso, Língua-alvo.

Resumo

No presente trabalho, nos propomos a discu-tir a importância do dialogismo bakhtiniano, quanto aos aspectos relacionados ao discurso do outro e as in-terações verbais, como constitutivo das enunciações na língua-alvo. Para tanto, nos baseamos na análise das noções de diálogo, enunciação e discurso presentes na obra Marxismo e Filosofia da Linguagem, de Mikhail Bakhtin (2010), associando-as a conceitos seminais da área do ensino de línguas, tais como interlíngua e sca-ffolding. A constatação advinda dessa análise sugere que o trabalho desenvolvido no ensino-aprendizagem de língua inglesa apenas logrará êxito se estiver vincu-lado a uma perspectiva que admita as interações dialó-gicas como atributo socialmente construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-08-30
Como Citar
Neto, R. B. F. (2015). Diálogo de alteridades: o discurso do outro no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 2(1), 157-172. https://doi.org/10.36113/litterata.v2i1.638