Diálogo de alteridades: o discurso do outro no ensino-aprendizagem de língua inglesa
Resumo
No presente trabalho, nos propomos a discu-tir a importância do dialogismo bakhtiniano, quanto aos aspectos relacionados ao discurso do outro e as in-terações verbais, como constitutivo das enunciações na língua-alvo. Para tanto, nos baseamos na análise das noções de diálogo, enunciação e discurso presentes na obra Marxismo e Filosofia da Linguagem, de Mikhail Bakhtin (2010), associando-as a conceitos seminais da área do ensino de línguas, tais como interlíngua e sca-ffolding. A constatação advinda dessa análise sugere que o trabalho desenvolvido no ensino-aprendizagem de língua inglesa apenas logrará êxito se estiver vincu-lado a uma perspectiva que admita as interações dialó-gicas como atributo socialmente construído.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).