A organização familiar da sociedade nordestina logofonofalocêntrica em Abril despedaçado
Resumo
O presente artigo tem como objetivo refletir criticamente sobre algumas questões recorrentes às relações de gênero no contexto familiar e ao discurso autoritário no Nordeste do Brasil, a partir da análise do filme Abril despedaçado (2001), do diretor Walter Salles, o qual foi inspirado livremente no romance homônimo do escritor albanês Ismael Kadaré, publicado no Brasil em 2001. O livro é ambientado nas regiões montanhosas do Norte da Albânia na década de 30. Enquanto o filme de Walter Salles é ambientado no sertão do Nordeste brasileiro de 1910 e cuja temática centra-se na disputa entre famílias pela posse da terra. Esta análise se baseia nas formulações de Foucault sobre o poder e sua relação com o conceito social da verdade; como também nos estudos de Bourdieu sobre o poder simbólico; nas acepções de Bakhtin sobre o discurso autoritário e a amorosidade; nas teorias de gênero, que se utilizam do pós-estruturalismo para formular o seu conceito e enquanto categoria analítica se fundamenta no historicismo das relações sociais e critica as formas de dominação e poder; entre outros autores com os quais buscamos dialogar.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).