Condutas sociais, morais e práticas educativas: ordenações representativas percebidas no romance “As três Marias”

  • Nadja Bonifácio
Palavras-chave: Condutas Sociais e Morais, Educação Feminina, História, Literatura, Práticas Educativas.

Resumo

O presente artigo trata do romance da nossa literatura “As Três Marias” (1939), de Raquel de Queiroz. O texto é de cunho fi ccionista, mas nos fornece pistas sobre práticas e comportamentos de uma época. A partir da leitura do texto, feita como complemento para a compreensão de outro estudo sobre um internato de meninas menores pobres localizado em Aracaju, surgiu a ideia de desenvolver este artigo, que pretende analisar as práticas educativas, condutas sociais e morais difundidas através do romance, assim como perceber as estratégias desenvolvidas pelas personagens para driblar os métodos utilizados na instituição para moças internas e externas, no início do século XX, sob a direção de freiras francesas. Espera-se com isso buscar uma compreensão sobre práticas, costumes e comportamentos, por meio de um aporte teórico-metodológico de abordagem históricocultural direcionado ao campo História da Educação, Literatura, História Social e Educação Feminina.

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Publicado
2015-07-20
Como Citar
Bonifácio, N. (2015). Condutas sociais, morais e práticas educativas: ordenações representativas percebidas no romance “As três Marias”. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 1(1), 87-113. https://doi.org/10.36113/litterata.v1i1.534