Boca do inferno: os procedimentos da intertextualidade e da metaficção historiográfica

  • Ludimilla Carvalho Fonseca
  • Maria Raimunda Gomes
Palavras-chave: Boca do Inferno, Intertextualidade, Metaficção historiográfica.

Resumo

A metaficção historiográfica é uma das manifestações do Pós-modernismo. No romance histórico, observa-se o processo de criação e resignificação do contexto histórico baseado em releituras do contexto social. Com base em subsídios teóricos acerca do discurso como linguagem, do recurso da intertextualidade (M. Bakhtin, J. Kristeva, Y. Reuter, G. Genett e), dos procedimentos do romance histórico e da metafi cção historiográfi ca (G. Lukács, R. Zilbermann,L. Hutcheon), a proposta desse trabalho é analisar o estatuto do narrador, a construção da personagem, o recurso da intertextualidade e os procedimentos da metaficção historiográfi ca no romance Boca do inferno (1990), de Ana Miranda. Nesse sentido, pretende-se abordar o processo da intertextualidade no discurso poético da personagem histórica Gregório de Matos e no discurso sermonístico de Pe. Antônio Vieira. Com subsídios nas teorias acerca da perspectiva narrativa dos recursos da intertextualidade, desenvolve-se um trabalho de pesquisa com as poesias gregorianas e os sermões de Vieira, tendo como objetivos detectar trechos das poesias e dos sermões, além de averiguar a reelaboração e a recriação da linguagem e da temática dos dois escritores em Boca do inferno. É na proposta da discussão da fi cção Pós-moderna que o romance de Ana Miranda se confi gura, envolto na perspectiva do já citado recurso da intertextualidade, como montagem, apropriação parafrásica e citação, que o caracterizam como romance histórico.

 

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Publicado
2015-07-20
Como Citar
Fonseca, L., & Gomes, M. (2015). Boca do inferno: os procedimentos da intertextualidade e da metaficção historiográfica. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 1(1), 11-42. https://doi.org/10.36113/litterata.v1i1.530