Imagens de um passado em ruínas
a personagem-memória em The sound and the fury, de William Faulkner
Resumo
Michel Zéraffa (2010) entende que a todo romance subjaz uma concepção de pessoa e a categoria da personagem desvela determinadas condições da existência humana. Ao partir de tal pressuposto, este trabalho se dedica à análise do romance The sound and the fury, de William Faulkner, publicado em 1929, focalizando a construção da figura ficcional em à luz da memória. Assim, define-se memória a partir de Paul Ricoeur (2007) como uma representação do passado. Do mesmo modo, a análise de Ilse Vivian (2014) sobre personagem-memória é trazida para discussão. Segundo a autora, a continuidade de sentidos expressa pela experiência pessoal, os determinantes históricos, a narração e as atenuações das fronteiras entre o real e a imaginação são tópicos para a discussão dessa categoria narrativa. Então, pela articulação entre as proposições teóricas e a análise literária, verifica-se que a matéria constitutiva da personagem é sedimentada pela representação da memória na narrativa.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).