Zenóbia

às sombras da colonização

  • Simône Gomes dos Santos Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) http://orcid.org/0000-0001-7458-9610
  • José Rosa dos Santos Junior UNEB

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o conto “Zenóbia”, que faz parte da coletânea Os melhores contos (1994), de Lêdo Ivo. Nossa proposta se constrói na abordagem sobre questão de gênero tendo por base o Pós-Colonialismo. Nosso principal objetivo é analisar as configurações de gênero em uma empregada doméstica, negra e pobre, que mora em uma favela do Rio de Janeiro. Recorremos ao pensamento pós-colonial, especificamente às reflexões sobre a subalternidade e o silenciamento. Para isso, nos embasaremos nos autores Spivak (1988), Fanon (1994), Achugar (2006), dentre outros, a fim de compreender a dinâmica e a construção simbólica do sujeito e da sujeita subalternizada, sobretudo, na tentativa de observar o pensamento misógino e discriminatório, manifestado discursivamente, direcionado à mulher negra e pobre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simône Gomes dos Santos, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Possui Licenciatura Plena em Letras - Língua Portuguesa (UNIFESSPA) e em Pedagogia pela Faculdade Ibra de Brasília. Foi bolsista voluntária do projeto de Extensão Poetas e Poetisas do Xingu.

Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos vários