Zenóbia
às sombras da colonização
Resumo
O presente artigo objetiva analisar o conto “Zenóbia”, que faz parte da coletânea Os melhores contos (1994), de Lêdo Ivo. Nossa proposta se constrói na abordagem sobre questão de gênero tendo por base o Pós-Colonialismo. Nosso principal objetivo é analisar as configurações de gênero em uma empregada doméstica, negra e pobre, que mora em uma favela do Rio de Janeiro. Recorremos ao pensamento pós-colonial, especificamente às reflexões sobre a subalternidade e o silenciamento. Para isso, nos embasaremos nos autores Spivak (1988), Fanon (1994), Achugar (2006), dentre outros, a fim de compreender a dinâmica e a construção simbólica do sujeito e da sujeita subalternizada, sobretudo, na tentativa de observar o pensamento misógino e discriminatório, manifestado discursivamente, direcionado à mulher negra e pobre.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).