O quanto 2020 nos interroga? O quanto Ensaio sobre a cegueira desvenda?

Notícias de um experimento de leitura duplamente singular

  • Miriam Denise Kelm Universidade Federal do Pampa RS
  • Guilherme Henrique Paro

Resumo

O artigo traz uma reflexão sobre as injunções entre um período singular como foi a eclosão da pandemia de Covid-19 em 2020 e a concomitante leitura da obra Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, realizada em sala de aula, no Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa. Para tanto, busca-se o referencial teórico ligado à formação do leitor literário, em seu percurso de amadurecimento e refinamento na recepção de obras ficcionais complexas e alegóricas. Oportuniza-se a retomada das discussões de ordem interativa: autor-texto-sociedade, reafirmando a completa simbiose das produções artísticas com o meio e os tempos que as proporcionam. Contempla-se em especial a percepção de um processo em curso, no próprio autor, de ceticismo crescente e implacabilidade do olhar diante da existência humana e, por fim, registra-se o aporte metodológico da escrita diarística, tornada tão significativa no período mencionado. Para tanto, recorre-se às memórias e entrevistas dadas por José Saramago; passa-se pela caracterização do diário nas palavras de Philippe Lejeune e Judith Butler; faz-se uma incursão no tema do engajamento do autor diante da historicidade, através de Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir; insere-se considerações sobre a Literatura Portuguesa Contemporânea e sua atualidade e, por último,  agrega-se à descrição  do experimento pedagógico de leitura da obra saramagueana um relato do discente Guilherme Henrique Paro, revelando o grau de subjetividade envolvida e contribuindo para a legitimidade da experiência que motivou essa reflexão.

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Biografia do Autor

Miriam Denise Kelm, Universidade Federal do Pampa RS

Profa. Dra. Associada do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Bagé/RS; coordenadora de Projeto de Pesquisa na área de Literaturas de Língua Portuguesa.

Guilherme Henrique Paro

Discente do Curso de Licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pampa; integrante do PET Letras e representante discente do Curso.

Publicado
2023-03-27
Seção
Artigos vários