Literatura infantil em espanhol na Guiné Equatorial: um olhar memorialístico e intercultural
Resumo
A literatura da Guiné Equatorial vem atraindo cada vez mais os olhares interessados e ávidos de cultura africana dos amantes da língua espanhola. Colocando em evidência a complexidade historiográfica, teórica e crítica da literatura para crianças, faz-se necessário também destacar a vertente infantil como meio difusor de cultura que precisa ser estudado abarcando também a sua diversidade intercultural. Nesse sentido, a produção cultural guinéu-equatoriana nos presenteou recentemente com uma obra da literatura infantil repleta de sensibilidade ética e fruição estética: o afro-conto El viaje de Ilombe (2017), escrito por Alejandra Ntutumu e ilustrado por Lydia Mba. Intenta-se, neste artigo, dar visibilidade ao compromisso ético-estético do livro de Ntutumu e Mba, que a nosso ver, recuperam aspectos importantes da tradição oral da Guiné Equatorial bem como estabelecem a recriação artística de elementos do acervo intercultural memorialístico guinéu-equatoriano para o público infantil. Assim, almejamos dar voz à memória africana e afrodescendente em língua espanhola esquecida e silenciada, despertando o imaginário infantil para a leitura dessa narrativa atual plena de ancestralidade.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).