Topofobia: a representação dos espaços opressivos em “Amada” de Toni Morrison
Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar as representações dos espaços opressivos na obra Amada de Toni Morrison, a partir de uma percepção sobre o espaço, demonstrando a relação dos espaços ocupados pelos personagens negros, na transmissão de sentimentos de topofobia. A metodologia empregada é de caráter teórico, qualitativo-descritivo. Na intenção de esquematizar a pesquisa literária por meio de análises explicativas, descritivas e exploratórias, adentra-se o campo da Geografia Humanista como base de sustentação do estudo. Discute-se a Geografia Humanista do ponto de vista espacial. Por fim, averígua-se a relação dos personagens com os espaços opressivos. Constatou-se ao final da pesquisa que as análises dos espaços que foram feitas no romance “Amada” transmitem a revitalização de um passado à procura de dar voz a uma nova realidade histórica, o que poderá ser compreendido como a constituição de um espaço para uma “alteridade” que desafia e resiste ao discurso dominante.
Downloads
Referências
ABREU, Maurício. Sobre a memória das cidades. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (orgs.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011.
AMORIM FILHO, Osvaldo Bueno. Topofilia, topofobia e topocídio em Minas Gerais. In: Percepção ambiental. A experiência brasileira. São Paulo: Studio Nobel, 1996.
CARLOS, Ana Fani Alexandri. Espaço tempo na metrópole: A fragmentação na vida cotidiana. São Paulo: Contexto, 2001.
CORREIA, Severino do Ramo. Quilombhoje: um tambor expressando as vozes literárias negras. Dissertação (Mestrado em Literatura e Interculturalidade) – Departamento de Letras e Artes. Universidade Federal da Paraíba. Campina Grande, 2010. Disponível em <http://pos-graduação.Ascom.uepb.edu.br/ppgli/dowload/dissertações/Dissertações2010/Severino.pdf> Acesso em 05 jan 2014.
CHEVALIER, Jean; GUEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva/Raul de Sá Barbosa/Angela Melim/Lúcia Melim. Rio de Janeiro; José Olympio, 2006.
FOSTER, Thomas C. Para ler literatura como um professor. Trad. Frederico Dentello. São Paulo: Lua de Papel, 2010.
MORAES, Antonio Carlos Robert; COSTA, Wanderley Messias da. Geografia crítica: a valorização do espaço. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
MORRISON, Toni. Beloved. São Paulo: Nova Cultura, 1987. Trad. Evelyn Kay Massaro.
______. Amada. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Trad. José Rubens Siqueira.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2006.
TUAN, Yi-Fu. A paisagem do medo. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: Edusp, 2005.
______. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1983.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade na história e na literatura. São Paulo: Schwarz Ltda., 2011.
WALTER, Roland. Afro-América: Diálogos literários na diáspora negra das Américas. São Paulo: Coleção Letras/Bagaço, 2009.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).