Literatura e memória em Luandino Vieira e Mia Couto

  • Fernanda Maria Diniz da Silva Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Literatura, Africanas, Estudos literários

Resumo

RESUMO: Este trabalho busca analisar os textos “Estória do ladrão e do papagaio”, de José Luandino Vieira e “O apocalipse privado do tio Geguê”, de Mia Couto, a partir do estudo das representações da memória, entendendo memória como registro do vivido, preservação de imagens e reconstrução da experiência humana. Assim, é de nosso interesse verificar como a memória é trabalhada nas obras dos dois escritores. Para orientação da nossa análise, o método de procedimento utilizado será o comparativo. O trabalho terá como fundamentação teórica as contribuições de estudiosos como Jacques Le Goff, Boaventura de Sousa Santos e Vima Lia Martin.

 

PALAVRAS-CHAVE: Mia Couto. Luandino Vieira. Memória

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maria Diniz da Silva, Universidade Federal do Ceará
Pós-Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Doutora em Letras pela UFC. Possui Mestrado em Letras pela mesma universidade; Especialização em Gestão e Coordenação Escolar; MBA em Docência e Metodologia do Ensino Superior e Graduação em Letras pela UFC. Professora da rede estadual de Ensino do Ceará. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC – CNPq). É organizadora das publicações periodicas do Grupo Ceará em Letras.

Referências

CARVALHAL, Tânia Franco. “Encontros na travessia”. In: Revista Literatura e Sociedade. Nº 09. São Paulo: USP/FFLCH, 2006, p. 70-81.

COUTO, Mia. Cada homem é uma raça. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

LARANJEIRA, Pires. Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.

MARTIN, Vima Lia. Literatura e Marginalidade: um estudo sobre João Antônio e Luandino Vieira. São Paulo: Alameda, 2008.

SANTOS, Boaventura de Sousa. “Entre Próspero e Caliban: colonialismo, pós-colonialismo e interidentidade”. In: Revista Novos Estudos, nº 66. São Paulo: CEBRAP, 2003.

VIEIRA, José Luandino. Luuanda. 6ª. ed. Lisboa: Edições 70, 1977.

Publicado
2018-12-18