A "rainha do lar" e a "mulher da vida": a construção das imagens femininas em José de Alencar

  • Renato Drummond Tapioca Neto
Palavras-chave: José de Alencar, Romance, Prostituta, Mulher

Resumo

Entre os escritores brasileiros que trabalharam em suas obras a construção das imagens femininas, ora como “rainha do lar”, ora como “prostituta”, encontra-se José de Alencar. Nos romances que constituem os chamados perfis de mulheres (Lucíola, Diva e Senhora), Alencar explorou aspectos da sociedade brasileira durante as décadas de 1850 a 1870, o que confere a estes romances um aspecto quase documental, embora se tratem primeiramente de obras de ficção. No presente trabalho, pretende-se demonstrar como o universo feminino foi construído pelo autor, especialmente o perfil da mulher oitocentista: a cortesã, identificada com a personagem Lúcia, no romance Lucíola (1862); e a rainha do lar, representada pelas personagens Emília, em Diva (1864), e Aurélia Camargo, em Senhora (1865). Para tanto, partiremos de uma breve discussão sobre a construção das imagens e estereótipos femininos no século XIX, e em seguida adentraremos na obra supracitada de José de Alencar, em busca de tais perfis que, por sua vez, encontram paralelos verossímeis para além das páginas do romance romântico do referido autor. Com isso, objetivamos ressaltar como a obra de Alencar se constitui numa fonte preciosa para se compreender a sociedade brasileira de 150 anos atrás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Drummond Tapioca Neto
Graduado em História (licenciatura) pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2014) e mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2017). É autor do livro Rainhas Trágicas: quinze mulheres que moldaram o destino da Europa (2016), publicado pela Vogais Editora, em Portugal.

Referências

ALENCAR, José de. Diva. 9. ed. São Paulo: Ática, 1998a.

______. Lucíola. 22. ed. São Paulo: Ática, 1998b.

______. Senhora. 30. ed. São Paulo: Ática, 1997.

ALENCASTRO, Luiz Felipe de. História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, v. 2.

BERNARDES, Maria Thereza Caiuby Crescenti. Mulheres de Ontem? Rio de Janeiro, século XIX. São Paulo: T. A. Queiroz, 1989.

CUNHA, H. A. L. Dissertação sobre a prostituição em particular na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tip. Imparcial de Francisco de Paula Brito, 1845.

DE MARCO, Valéria. O império da cortesã: Lucíola: um perfil de José de Alencar. São Paulo, Martins Fontes, 1986.

ENGEL, Magali. Meretrizes e doutores: saber médico e prostituição no Rio de Janeiro (1840-1890). São Paulo: Brasiliense, 2004.

MACEDO JR., F. F. de. Da prostituição em geral, e em particular em relação à cidade do Rio de Janeiro: prophylaxia da syphilis. Rio de Janeiro: Tip. Acadêmica, 1869.

MENEZES, Lená Medeiros de. Os estrangeiros e o comércio de prazer nas ruas Rio (1890-1930). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.

PERROT, Michelle. Práticas da memória feminina. In: BRESCIANI, Maria Stella Martins (Org.). A mulher e o espaço público. São Paulo: Marco Zero, 1989. p. 9-18.

______. Mulheres públicas. São Paulo: UNESP, 1998.

______. Os excluídos da História: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução de Denise Bottmann. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

RAGO, Margareth. Os prazeres da noite: prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890-1930). 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

RIBEIRO, Luis Felipe. Mulheres de papel: um estudo do imaginário em José de Alencar e Machado de Assis. 2. edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. ROBERTS, Nickie.As prostitutas na História. Tradução de Magda Lopes. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1998.

SCOTT, Joan. Gênero, uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade, Porto Alegre, vol. 20, nº 2,jul./dez. 1995, pp. 71-99.

SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho. Moça educada, mulher civilizada, esposa feliz: relações de gênero e História em José de Alencar. Bauru: Edusc, 2012.

SOARES, Luiz Carlos.Rameiras, Ilhoas e Polcas: a prostituição no Rio de Janeiro do século XIX. São Paulo: Editora Ática, 1992. VERONA, Elisa Maria.Da feminilidade oitocentista. São Paulo: Unesp, 2013.

Publicado
2018-11-05