O Haiti é aqui: reflexões identitárias na letra da canção de Caetano Veloso
Resumo
O objetivo deste artigo é desvelar os sentidos e o imaginário poético representados nas letras de canções do multiartista Caetano Veloso. Tenciona-se aprofundar o olhar sobre o processo de construção de discursos poéticos que tematizam a cultura brasileira e a identidade nacional, tendo como objeto de análise a canção “Haiti”.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.
BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
CACCIATORE, Olga Gudolle. Dicionário de Cultos Afro Brasileiros. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 3ª ed. 1988.
CYNTRÃO, Sylvia. Como ler o texto poético: caminhos contemporâneos. Brasília: Plano Editora, 2004.
ECO, Umberto. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2004.
____________. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 1998.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DPeA, 1998.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
LIPOVETSKY, Gilles & SERROY Jean. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Cia das Letras, 2011.
THIESSE. Anne-Marie. La création des identités nationales. Europe XVIIIe - XXe siècle. Paris: Editions du Seuil, 1999.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).