Processos de (des)legitimação do cânone: o negro na história da literatura brasileira
Resumo
O propósito deste trabalho consiste em refletir sobre os processos de legitimação e de desligitimação de obras literárias do cânone brasileiro, atentando, principalmente, para a questão da representação do personagem negro. Assim, em um primeiro momento, realiza-se estudo sobre as bases de formação e de sustentação do cânone literário e, em seguida, projeta-se um olhar sobre o negro, em particular, em algumas obras publicadas a partir do romantismo (1836). Desde o momento em que a literatura brasileira volta o seu olhar sobre a cor local, observou-se que o negro foi representado de forma preconceituosa, o que justificou a sua exclusão ou o seu pouco valor em obras consideradas canônicas. Para o embasamento desta proposta, levaram-se em conta abordagens de autores como Harold Bloom, Leyla Perrone-Moisés e Roberto Reis, entre outros.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).