Dez bons conselhos de meu pai: a leitura da literatura enquanto perspectiva de enunciação do sujeito
Resumo
O artigo apresenta parte dos resultados de um projeto maior intitulado “João Ubaldo Ribeiro da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares”, desenvolvido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Linguagem e Representação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA - Campus de Salvador) Grupo de Estudos Literários e Contemporâneos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus Salvador), no Núcleo de Leitura da Obra de João Ubaldo Ribeiro, instalado no Colégio Estadual João Ubaldo Ribeiro, localizado no município de Itaparica, na Bahia. Utilizando categorias teóricas da Análise do Discurso, o texto apresenta uma discussão sobre a literatura infantojuvenil, focalizando a recepção da obra Dez bons conselhos de meu pai (2011), de João Ubaldo Ribeiro (1941/2014) entre os alunos. O resultado do trabalho revelou que a receptividade da proposta das oficinas possibilitou aos estudantes reconstruir suas leituras, produzir novos textos, ressignificar seus argumentos, transformando esses momentos de enunciações propostos pelos encontros em práticas efetivas de uso social da linguagem.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).