Relato da oficina do Núcleo Permanente de Leitura Projeto JUR na escola João Ubaldo Ribeiro: quando os estudos literários vão à sala de aula
Resumo
O nosso crítico maior Antonio Candido afirma que é da sala de aula que saem as melhores ideias para os estudos da literatura. A questão é se estamos voltados para a escola e que sala de aula é esta que acessamos no cotidiano? Este trabalho trata do relato da minha presença na Oficina de Leitura Permanente da obra de João Ubaldo Ribeiro, do Projeto/Fapesb João Ubaldo da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares. O retorno para uma escola de natureza pública em cidade de pequena população, Itaparica, mas nas cercanias da capital do estado, nas condições históricas em que se apresenta, é oportunidade para uma série de reflexões. Para tanto, me utilizo das ideias críticas de Antonio Candido, Edward Said, Regina Zilberman, Silviano Santiago, Luis Costa Lima, Roberto Schwarz, Jessé de Souza e outros.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a-Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
b-Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c-Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).