Relato da oficina do Núcleo Permanente de Leitura Projeto JUR na escola João Ubaldo Ribeiro: quando os estudos literários vão à sala de aula

  • Adeítalo Manoel Pinho

Résumé

O nosso crítico maior Antonio Candido afirma que é da sala de aula que saem as melhores ideias para os estudos da literatura. A questão é se estamos voltados para a escola e que sala de aula é esta que acessamos no cotidiano? Este trabalho trata do relato da minha presença na Oficina de Leitura Permanente da obra de João Ubaldo Ribeiro, do Projeto/Fapesb João Ubaldo da Baía de Todos os Santos e de todos os lugares. O retorno para uma escola de natureza pública em cidade de pequena população, Itaparica, mas nas cercanias da capital do estado, nas condições históricas em que se apresenta, é oportunidade para uma série de reflexões. Para tanto, me utilizo das ideias críticas de Antonio Candido, Edward Said, Regina Zilberman, Silviano Santiago, Luis Costa Lima, Roberto Schwarz, Jessé de Souza e outros.

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Publiée
2016-07-31
Comment citer
Pinho, A. (2016). Relato da oficina do Núcleo Permanente de Leitura Projeto JUR na escola João Ubaldo Ribeiro: quando os estudos literários vão à sala de aula. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 5(2), 25-36. https://doi.org/10.36113/litterata.v5i2.1099
Rubrique
Dossiê temático