A metonímia do caos contemporâneo em Arte de produzir efeito sem causa

  • Cristiane de Oliveira Antunes
  • Rosani Ketzer Umbach
  • Simone Xavier Moreira

Resumo

Este artigo objetiva analisar a obra A Arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli, enfatizando os modos como o autor constrói, esteticamente, uma imagem do caos presente na vida do sujeito contemporâneo. Foi realizada uma reflexão, baseada em pesquisa bibliográfica, acerca de teorias da mimesis e de especificidades da representação no romance contemporâneo; de que forma se estabelece, na produção literária, a relação disso com o extra estético, com o contexto real da literatura. Do mesmo modo, foram elaboradas análises da mimesis construída ao longo da narrativa e das técnicas narrativas e imagéticas que o autor utiliza em sua construção; dos efeitos da criação de uma representação da desordem cotidiana das personagens da trama na totalidade da obra e de como corroboram a construção do sentido do romance e da metonímia do caos na contemporaneidade. A partir disso, é possível afirmar, de modo resumido, que a obra literária em questão, através de métodos inovadores, processos intersemióticos, com linhas tênues entre elementos ficcionais e reais, com figuras e recursos linguísticos originais, constrói uma peculiar imagem do que se presencia cotidianamente na sociedade contemporânea repleta de sujeitos e situações fragmentados e caóticos.

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Publicado
2016-05-24
Como Citar
Oliveira Antunes, C. de, Ketzer Umbach, R., & Xavier Moreira, S. (2016). A metonímia do caos contemporâneo em Arte de produzir efeito sem causa. Litterata: Revista Do Centro De Estudos Hélio Simões, 5(1), 111-119. https://doi.org/10.36113/litterata.v5i1.1007