Argumentação de emoções na publicidade impressa

Palavras-chave: Persuasão. Publicidade. Patemização. Discurso.

Resumo

Este artigo, recorte de uma pesquisa maior, tem como proposta analisar textos de comunicação de massa: dois anúncios publicitários impressos em revistas voltadas para os públicos masculino e feminino – Men’s Health e Women’s Health, respectivamente. Pretende-se examinar o fenômeno linguístico da patemização, estratégia discursiva cuja finalidade é tocar na afetividade do interlocutor, provocando nele um efeito emocional que o leve à persuasão. A análise está fundamentada, sobretudo, na Teoria Semiolinguística do Discurso, preconizada por Patrick Charaudeau, coadunada aos estudos em Argumentação, à Psicologia das emoções e aos estudos sobre a Linguagem Publicitária.

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Publicado
2016-10-21
Como Citar
Alves, G. (2016). Argumentação de emoções na publicidade impressa. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 11(1), 17-35. https://doi.org/10.17648/eidea-11-931
Seção
Artigos