Argumentação de emoções na publicidade impressa
Resumo
Este artigo, recorte de uma pesquisa maior, tem como proposta analisar textos de comunicação de massa: dois anúncios publicitários impressos em revistas voltadas para os públicos masculino e feminino – Men’s Health e Women’s Health, respectivamente. Pretende-se examinar o fenômeno linguístico da patemização, estratégia discursiva cuja finalidade é tocar na afetividade do interlocutor, provocando nele um efeito emocional que o leve à persuasão. A análise está fundamentada, sobretudo, na Teoria Semiolinguística do Discurso, preconizada por Patrick Charaudeau, coadunada aos estudos em Argumentação, à Psicologia das emoções e aos estudos sobre a Linguagem Publicitária.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).