A persuasão em trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Geologia
Resumo
O objetivo deste trabalho é indagar sobre a presença de elementos persuasivos em trabalhos de conclusão de curso do Bacharelado em Geologia de uma universidade pública argentina, a fim de determinar que papel é exercido pela argumentação retórica nestes escritos, considerando a classificação proposta por Padilla, Douglas e Lopez (2011) sobre as possibilidades de argumentação acadêmica (demonstrativa, retórica e dialética). Para cumprir nosso propósito, utilizamos a classificação de recursos de impessoalidade e de personalização de García Negroni (2008) e a de “outros elementos de relação” de Hyland (2000), e contabilizamos em nosso corpus a presença de todos estes elementos, oferecendo, também, exemplos ilustrativos de cada categoria.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).