Argumentação e oralidade: a confluência de saberes entre ensino de língua e artes cênicas
Resumo
Neste trabalho, propomos a correlação entre oralidade, argumentação e arte, em especial o teatro. A partir da confluência entre procedimentos de disciplinas distintas, buscamos evidenciar o tratamento da dimensão argumentativa da linguagem que se faz a partir dos Jogos Teatrais numa aula de língua portuguesa voltada à modalidade falada. O corpus constitui-se da coleta, por meio de filmagem e transcrição, de uma sequência de jogo teatral aplicada em aula de língua portuguesa, em que foram analisados, pelo prisma da multimodalidade, a interação, a argumentação e o corporeamento. Os resultados apontam para o fato de que os jogos, amplamente difundidos no meio teatral, constituem importante contribuição para a vivência e a experiência com e por meio da linguagem. Os aportes teóricos voltam-se à Análise da Conversação (MARCUSCHI, 1986), à Argumentação (AMOSSY, 2007), ao Teatro (SPOLIN, 2012) e à Comunicação e corporeamento (GOODWIN, 2000; QUAEGHEBEUR, 2012; LIBERMAN, 2011).
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).