Uma visão geral das teorias do humor: aplicação da incongruência e da superioridade ao sarcasmo
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão de duas grandes teorias do humor: a da Superioridade e a da Incongruência. Nós aplicamos essas duas teorias ao estudo do sarcasmo, que tem sido visto como um caso paradigmático de ironia (TOBIN & ISRAEL, 2012) ou uma subcategoria dela (KIHARA, 2005). A retomada dessas teorias ajuda a esclarecer o fenômeno do sarcasmo, pois explica como ele se apoia em certas características de ambas as perspectivas. Nós analisamos exemplos de duas séries de televisão, House M.D. e The Big Bang Theory, as quais apresentam grande número de comentários sarcásticos. Esses exemplos são explicados a partir das duas perspectivas, mostrando como o sarcasmo constantemente se baseia na incongruência de certas ideias apresentadas pelo falante e na existência de um alvo que é ridicularizado no discurso.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).