Análise de uma redação nota mil do ENEM 2012: o modo de organização do discurso argumentativo e o emprego dos articuladores textuais
Resumo
O artigo aborda a produção textual argumentativa, entendendo que ela retrata uma organização planejada conforme as intenções de dizer do produtor na defesa de um ponto de vista. Tendo como base teórica a Linguística Textual de abordagem sócio-interacional cognitiva, o trabalho analisa uma redação nota mil (1000) resultante da proposta do ENEM 2012, focalizando o modo de organização argumentativo (CHARAUDEAU, 2008) e os articuladores textuais empregados, enquanto estratégias que marcam a direção argumentativa (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010). Inicialmente, apresenta a produção textual no contexto do ENEM (BRASIL, 2013); em seguida, expõe o modo de organização do discurso argumentativo postulado por Charaudeau (2008), dialogando com os articuladores textuais (KOCH, 2009 e 2012; CABRAL, 2010); finalmente, apresenta a análise dos articuladores textuais. A análise indica que o produtor organizou o seu dizer argumentativo e utilizou os articuladores textuais de forma a direcioná-los ao objetivo visado.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).