Sátira e Retórica
Resumo
Este artigo é uma análise da sátira como tipo de arte retórica desenvolvida quase como autêntica entre os antigos romanos; é também, por consequência, um estudo resumido da produção de dois dos principais poetas do latim literário, Horácio e Juvenal, nessa técnica literária. Focaliza o principal da arte argumentativa e do objetivo de cada um desses poetas. Apresenta ao final uma comparação quanto às características – mais humorísticas e zombeteiras em Horácio, mais moralistas em Juvenal – satírico-literárias propiciadas pelo ambiente político-social da Roma antiga.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).