Direcionamento argumentativo em notícias on-line

  • Lívia Letícia Zanier Gomes Instituto Federal do Triângulo Mineiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Bárbara Helena Rabelo Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Notícia on-line. Hiperlinks. Orientação argumentativa. Argumentação.

Resumo

Este artigo assume a imparcialidade no gênero textual notícia como mito e objetiva averiguar como acontece a tomada de posição do seu locutor no meio eletrônico e como esse posicionamento pode direcionar o hiperleitor a conclusões. Com um corpus formado por notícias veiculadas em jornais on-line brasileiros, verificou-se como ocorre o direcionamento para uma dada conclusão ou perspectiva. A pesquisa concentrou-se em verificar se esse direcionamento ocorre por meio dos elementos constitutivos do gênero ou se ocorre por meio dos hiperlinks sugeridos. Tem como referenciais teóricos pressupostos da Semântica Argumentativa com teorias como a Teoria dos Blocos Semânticos de Carrel e Ducrot (1992), além do apontamento para diversos outros recursos argumentativos intrínsecos à língua. Foi verificado que a isenção argumentativa do gênero “notícia” veiculado em jornais on-line é apenas um simulacro e que, além do corpo da notícia, os hiperlinks apresentados contribuem para direções argumentativas apontadas pelo locutor do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Letícia Zanier Gomes, Instituto Federal do Triângulo Mineiro Universidade Federal de Uberlândia
Professora efetiva de Língua Portuguesa em caráter de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (Câmpus UPT). Mestre e Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.
Bárbara Helena Rabelo, Universidade Federal de Uberlândia
Mestranda em Estudos Linguísticos
Publicado
2016-10-21
Como Citar
Gomes, L., & Rabelo, B. (2016). Direcionamento argumentativo em notícias on-line. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 11(1), 36-54. https://doi.org/10.17648/eidea-11-788
Seção
Artigos