Direcionamento argumentativo em notícias on-line
Resumo
Este artigo assume a imparcialidade no gênero textual notícia como mito e objetiva averiguar como acontece a tomada de posição do seu locutor no meio eletrônico e como esse posicionamento pode direcionar o hiperleitor a conclusões. Com um corpus formado por notícias veiculadas em jornais on-line brasileiros, verificou-se como ocorre o direcionamento para uma dada conclusão ou perspectiva. A pesquisa concentrou-se em verificar se esse direcionamento ocorre por meio dos elementos constitutivos do gênero ou se ocorre por meio dos hiperlinks sugeridos. Tem como referenciais teóricos pressupostos da Semântica Argumentativa com teorias como a Teoria dos Blocos Semânticos de Carrel e Ducrot (1992), além do apontamento para diversos outros recursos argumentativos intrínsecos à língua. Foi verificado que a isenção argumentativa do gênero “notícia” veiculado em jornais on-line é apenas um simulacro e que, além do corpo da notícia, os hiperlinks apresentados contribuem para direções argumentativas apontadas pelo locutor do texto.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).