O espaço biográfico e a construção de imagem do sujeito político na contemporaneidade
Resumo
Este artigo baseia-se no estudo de alguns elementos discursivos que podem contribuir para a (des)construção de imagem do sujeito político, em momento eleitoral, levando-se em conta a divulgação de relatos (auto)biográficos. O trabalho, baseado na análise de um vídeo (com depoimentos de familiares do presidenciável Aécio Neves acerca de sua vida pessoal), busca explorar a presença de uma dimensão argumentativa mais ampla em tal discurso, voltada não somente à persuasão, mas também a aspectos ligados à emoção. O artigo pretende mostrar, ainda, que formas circulantes no “espaço biográfico”, na contemporaneidade, podem motivar o surgimento de estratégias responsivas, considerando neste caso o cenário de uma disputa político-eleitoral.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).