Marcas de valoração em cartas de leitores: a instanciação da categoria de afeto

  • Bruno de Andrade Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)
Palavras-chave: Teoria da Valoração. Gênero textual. Funcionalismo. Cartas de Leitores.

Resumo

A fim de demonstrar a pertinência da Teoria da Valoração a um ensino de leitura que se ocupe com as formas pelas quais a função-autor se manifesta no texto, propomos, neste artigo, um tratamento do gênero discursivo carta do leitor, que faça ver seus aspectos discursivos e interacionais. As cartas de leitores são gêneros discursivos adequados ao ensino de leitura que tenha por objetivo evidenciar aos alunos as marcas da presença do autor em seu texto. Assim, buscaremos não só mostrar a relevância do estudo da carta do leitor à luz de uma perspectiva dialógica, mas também tornar patentes as marcas linguísticas de afeto que ilustram o caráter dialógico-interacional desse gênero.

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Publicado
2015-07-17
Como Citar
Rodrigues, B. (2015). Marcas de valoração em cartas de leitores: a instanciação da categoria de afeto. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 8(1), 65-79. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/595
Seção
Artigos