Marcas de valoração em cartas de leitores: a instanciação da categoria de afeto
Resumo
A fim de demonstrar a pertinência da Teoria da Valoração a um ensino de leitura que se ocupe com as formas pelas quais a função-autor se manifesta no texto, propomos, neste artigo, um tratamento do gênero discursivo carta do leitor, que faça ver seus aspectos discursivos e interacionais. As cartas de leitores são gêneros discursivos adequados ao ensino de leitura que tenha por objetivo evidenciar aos alunos as marcas da presença do autor em seu texto. Assim, buscaremos não só mostrar a relevância do estudo da carta do leitor à luz de uma perspectiva dialógica, mas também tornar patentes as marcas linguísticas de afeto que ilustram o caráter dialógico-interacional desse gênero.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).