Estratégias argumentativas e procedimentos enunciativos em publicidades televisivas
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo descrever procedimentos enunciativos e estratégias argumentativas em publicidades de televisão. Adotamos como base teórico-metodológica a Teoria Semiolinguística do Discurso, de Patrick Charaudeau. Sob esse ponto de vista, a argumentação não se restringe ao domínio da análise puramente linguística, mas se relaciona a alguns constituintes maiores, vinculados à situação de comunicação. Destacaremos os procedimentos enunciativos que permitem ao sujeito organizar as estratégias de captação do público-alvo e os procedimentos da encenação argumentativa, conforme definidos por Charaudeau (2008). Nessas publicidades, os produtores articulam o extrato verbal e o visual para promover uma interação com o telespectador que permita uma identificação entre esse e o produto anunciado, levando-o, finalmente, à aquisição deste produto.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).