Retórica e Antonio Vieira: novos olhares
Resumo
Este artigo tem como fim fazer um estudo dos recursos retóricos, baseados na classificação de Aristóteles em seu livro III que compõe a Retórica e aplicá-los ao Sermão da Primeira Dominga de Quaresma. Tem como objetivo provar as aplicabilidades da Retórica como ciência e também proporcionar aos leitores, tanto do pensador quanto do padre, melhor compreensão de seus textos. Por fim, é também nossa intenção oferecer àqueles que apreciam a leitura de Vieira, arcabouço teórico para que possam, de maneira consciente, chamar o grande jesuíta de Mestre da Retórica, uma vez que esse codinome tem lhe sido atribuído de maneira correta, mas inconsequente.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).