A fuga da contradição e a estratégia do vago: análise de trechos de uma entrevista política
Resumo
A contradição é um fenômeno argumentativo bastante negativo para a credibilidade do orador político. Desta forma, teóricos como Patrick Charaudeau (2005); e Perelman e Tyteca (2005), apresentaram estratégias possíveis para que o orador fuja de uma eventual contradição ou incompatibilidade de argumentos: a estratégia do vago, e a atitude diplomática, respectivamente. Sendo assim, este artigo visa identificar se há a ocorrência desses estratagemas em uma entrevista do candidato à presidência Aécio Neves (PSDB) concedida ao Jornal Nacional, e, havendo, apresentar a eventual eficácia e importância do uso destas estratégias para o discurso político.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).