Revelações possíveis sobre o agir do professor em relatórios de estágio

  • Maria Anunciada Nery Rodrigues Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
Palavras-chave: Estágio. Relatório. Agir docente. Representações.

Resumo

Este artigo contribui para uma reflexão sobre a formação inicial de professores, por meio da análise das representações discursivas sobre o trabalho do professor materializadas em relatórios de estágio. Mais especificamente, objetiva investigar como o agir docente, tanto do professor regente quanto do estagiário, é representado e avaliado em relatórios de estágio. Para fins de análise dos dados, consideramos, em particular, as modalizações, verificando os julgamentos/avaliações representados em três relatórios. Para tanto, fez-se necessário um estudo sobre os mecanismos enunciativos, seguindo o aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo-ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Os resultados apontam que os professores em formação observam as ações do professor regente, questionando-as e avaliando-as perante as representações que têm a respeito de uma prática docente inovadora.

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Publicado
2015-05-07
Como Citar
Rodrigues, M. A. (2015). Revelações possíveis sobre o agir do professor em relatórios de estágio. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 7(1), 137-149. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/492
Seção
Artigos