Revelações possíveis sobre o agir do professor em relatórios de estágio
Resumo
Este artigo contribui para uma reflexão sobre a formação inicial de professores, por meio da análise das representações discursivas sobre o trabalho do professor materializadas em relatórios de estágio. Mais especificamente, objetiva investigar como o agir docente, tanto do professor regente quanto do estagiário, é representado e avaliado em relatórios de estágio. Para fins de análise dos dados, consideramos, em particular, as modalizações, verificando os julgamentos/avaliações representados em três relatórios. Para tanto, fez-se necessário um estudo sobre os mecanismos enunciativos, seguindo o aparato teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo-ISD (BRONCKART, 1999, 2006, 2008). Os resultados apontam que os professores em formação observam as ações do professor regente, questionando-as e avaliando-as perante as representações que têm a respeito de uma prática docente inovadora.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).