A retórica da educação fiscal: o percurso argumentativo do novo paradigma da relação entre o estado e a sociedade

  • Ismael Andrade Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Educação Fiscal. Argumentação. Retórica. Material pedagógico.

Resumo

A Educação Fiscal é um tema ainda incipiente para o grande público, mas de relevante significado social. Por meio dela, busca-se desenvolver uma relação de parceria entre o Estado e a sociedade: de um lado, o Estado conscientiza-a sobre o papel dos tributos e repassa-lhe o conteúdo necessário para que seja possível a participação popular no controle dos gastos públicos; de outro, estimula a sociedade a adimplir com regularidade suas obrigações tributárias. O corpus deste trabalho é o material pedagógico criado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) e utilizado no Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Com base nos postulados da nova retórica de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), e em Meyer (2007), serão vistos os modos pelos quais se dá o percurso argumentativo dos acordos com o auditório, seus argumentos e a retórica envolvida para a persuasão.

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Publicado
2015-05-05
Como Citar
Santos, I. (2015). A retórica da educação fiscal: o percurso argumentativo do novo paradigma da relação entre o estado e a sociedade. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 7(1), 86-103. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/484
Seção
Artigos