A retórica da educação fiscal: o percurso argumentativo do novo paradigma da relação entre o estado e a sociedade
Resumo
A Educação Fiscal é um tema ainda incipiente para o grande público, mas de relevante significado social. Por meio dela, busca-se desenvolver uma relação de parceria entre o Estado e a sociedade: de um lado, o Estado conscientiza-a sobre o papel dos tributos e repassa-lhe o conteúdo necessário para que seja possível a participação popular no controle dos gastos públicos; de outro, estimula a sociedade a adimplir com regularidade suas obrigações tributárias. O corpus deste trabalho é o material pedagógico criado pela Escola de Administração Fazendária (ESAF) e utilizado no Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF). Com base nos postulados da nova retórica de Perelman & Olbrechts-Tyteca (2005), e em Meyer (2007), serão vistos os modos pelos quais se dá o percurso argumentativo dos acordos com o auditório, seus argumentos e a retórica envolvida para a persuasão.Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).