Ideologia e manipulação em reportagens sobre planos de saúde
Resumo
Este trabalho objetiva analisar, à luz da Análise do Discurso Crítica, reportagem sobre planos de saúde publicada no jornal Correio Braziliense. O discurso é analisado com base na proposta tridimensional de Fairclough (2001). Servem de apoio à análise os padrões de manipulação da imprensa formulados por Abramo (2003), os elementos da Teoria Social Crítica, de Thompson (1995), em especial os cinco modos de operação da ideologia. Como resultado, espera-se refletir sobre a desigualdade de forças que atuam no universo da imprensa, neste tema específico, além de provocar o debate e de instigar futuras abordagens que ajudem a tornar mais transparentes as possíveis manipulações do discurso jornalístico.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).