Ethos e mundos éticos
Uma análise de perfis de esposa tradicional e esposa troféu
Resumo
Este artigo examina a construção do ethos de "esposa troféu" e "esposa tradicional" nas redes sociais, além da cena de enunciação de cada perfil. A partir da teoria de Maingueneau (2008a; 2010; 2020), a análise detalha como esses ethé são formados e mantidos, explorando os elementos discursivos e visuais que sustentam cada identidade. As esposas troféu destacam uma rotina de autocuidado, luxo e dependência financeira do marido, enquanto as esposas tradicionais enfatizam a dedicação ao lar e à família. Ambas as práticas refletem um reação semelhante ao descrito por Susan Faludi (2001) no fenômeno de backlash, em que a emancipação feminina é vista como prejudicial, resultando em sobrecarga e infelicidade. Essas mulheres, ao adotarem essas posições, inserem-se em mundos éticos e perpetuam a ideia de que a verdadeira realização feminina está na dependência e no papel doméstico, reforçando estereótipos de gênero e limitando a igualdade.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. [2005]. Tradução: Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Kosmesu e Sírio Possenti In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no Discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2005. p. 9-28.
AMOSSY, Ruth.; PIERROT, Anne Herschberg. Estereótipos e Clichês. Tradução: Alena Ciulla… [et al]. São Paulo: Contexto, 2022.
DUCROT, Oswald. O Dizer e o Dito. Tradução: Eduardo Guimarães. Campinas: Pontes, 1987.
FALUDI, Susan. Backlash: o contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres. Tradução: Mario Fondelli. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
FONSECA, Elaine Cristina. O Backlash e a Construção do Ethos Discursivo da Mulher. Letras de Hoje. [S. l.], v. 53, n. 3, p. 422–429, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/30924. Acesso em: 13 jul. 2024.
SALGADO, Luciana Salazar. Mídium e mundos éticos: notas sobre a construção do Observatório da Literatura Digital Brasileira. Estudos de Língua(gem). Vitória da Conquista, v.18, n. 3, p. 33-53, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/7943. Acesso em: 12 jul. 2024.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Tradução: Freda Indursky. 2.ed. Campinas: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução: Sírio Possenti. Curitiba: Criar Edições, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Problemas de ethos. [2002]. Tradução: Sírio Possenti. In: POSSENTI, S.; SOUZA-E-SILVA, M. C. P. (orgs.). Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a. p. 55-74.
MAINGUENEAU, Dominique. A Propósito do Ethos. [2008]. Tradução: Luciana Salazar Salgado. In: MOTTA, A. R. (org.). Ethos Discursivo. São Paulo: Editora Contexto, 2008b. p. 11-29.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos e apresentação de si nos sites de relacionamento. [2010]. Tradução: Luciana Salazar Salgado. In: POSSENTI. S.; SOUZA-E-SILVA, M. C. P. (orgs.). Doze Conceitos em Análise do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. p. 79-98.
MAINGUENEAU, Dominique. Variações Sobre o Ethos. Tradução: Marcos Marcionilo. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
MORENO, Meire Ellen.; MOLARI, Beatriz. Backlash: considerações teóricas para os estudos de gênero no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 12, 2021, Florianópolis, Anais Eletrônicos. UFSC. Disponível em: https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/resources/anais/8/fg2020/1611685105_ARQUIVO_44d12c59f3f7de68694dedbea13ef5d0.pdf. Acesso em: 13 jul. 2024.
PAVEAU, Marie-Anne. O digital: conversão, transformação, civilização. [2021]. Tradução: Júlia Costa Lourenço; Roberto Leiser Baronas. In: COSTA, J. L.; BARONAS, R. L. (orgs.). Análise do Discurso Digital: dicionário das formas e das práticas. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 27-37.
Copyright (c) 2025 Autor e Revista EID&A

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).