Literalidade: uma aproximação à questão do “poder da palavra
Resumo
À pergunta sobre qual é a nossa relação com a linguagem e o que a linguagem faz conosco e sobre nós, os sofistas gregos respondiam com o conceito de “improvisação”, de persuasão kairológica. Nós, modernos, por outro lado, respondemos com a interpelação ideológica. A questão problemática é determinar o que tornou possível que o poder de persuasão kairológica da linguagem decantasse no ideológico, uma vez que a possibilidade de pensar o poder persuasivo da linguagem em termos de interpelação é um efeito do empobrecimento das condições de padecer, das empobrecidas condições da produção da experiência.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).