A atividade metalinguageira como procedimento discursivo estruturante da narrativa em Allah n´est pas obligé de Ahmadou Kourouma
Resumo
A recusa em admitir o princípio formalista do fechamento do sentido em Allah n’est pas obligé é a prova tangível da autoridade da atividade metalinguageira nessa narrativa. Para tanto, a análise propõe mostrar os procedimentos discursivos que participam da realização dessa atividade. A narrativa em discursos metalinguísticos é possível pelo sistema interrogativo, revelador do modo do “dizer” e pelo procedimento do discurso indireto que leva à reformulação do enunciado. O texto narrativo, fundado na fórmula da equação A=A’ deixa perceber igualmente a dimensão reflexiva da escritura romanesca com o dobrar-se da linguagem sobre si mesma para operar sua elucidação. Em paralelo a essa prática, efetua-se a operação de tradução visando à correspondência de significação. Essa forma de tradução, que não deixa de influenciar a narrativa, revela procedimentos de transformação percebidos através da reativação de um gênero e dos tipos de aumentação: a extensão e a expansão consideradas como procedimentos de amplificação textuais.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).