A linguagem e sua práxis: a análise do discurso e os jogos de linguagem de Wittgenstein
Resumo
Entende-se a linguagem como um aspecto crucial da construção do saber e da própria sociedade. Tendo em vista seus aspectos peculiares e relevantes, faz-se necessário um estudo do discurso e de sua práxis no âmbito das relações humanas. Diante disso, surge a Análise do Discurso como uma proposta metodológica que permite uma melhor compreensão dos fenômenos sociais e históricos da discursividade dos sujeitos. No Brasil, a Análise do Discurso tem entre seus representantes a linguista Orlandi. Em um contexto filosófico analítico, Wittgenstein, em sua proposta de estudo da práxis da linguagem, permite uma localização da Análise do Discurso dentre os possíveis jogos de linguagem. Este trabalho propõe uma reflexão sobre o contexto situacional da Análise do Discurso nos jogos de linguagem.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).