Análise discursiva do profeta Ageu: uma visão retórica a partir da enunciação profética
Resumo
Este trabalho analisa o discurso religioso à luz da Análise do Discurso, utilizando como corpus da pesquisa o livro do profeta Ageu, encontrado na Bíblia Sagrada, buscando entender, principalmente, as estratégias para composição do ethos utilizadas pelo enunciador na obra e a relação da retórica e da argumentação, segundo as teorias aristotélicas retomadas posteriormente por Perelman (2005 [1958]) e Amossy (2005), dentre outros, estabelecendo relação com os efeitos obtidos pelo discurso profético. Estudos desta natureza são necessários pela vastidão de implicações referentes ao discurso religioso na sociedade atual e a escassez de investigações existentes nesse campo. A pesquisa é bibliográfica e exploratória com embasamento teórico fundamentado principalmente numa análise argumentativa do discurso. Os resultados demonstram que a utilização de diversas categorias da Análise discursiva, como sujeito e ethos, e a influência do contexto sociopolítico como forte condição na produção dos discursos estudados se mostram na elaboração do discurso constituinte profético.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).