A guerra pela imunização contra a covid-19 no Brasil no ano de 2021

Uma análise semiolinguística

Palavras-chave: Semiolinguística, Notícia, Modo de organização argumentativo, Operadores lógicos

Resumo

O presente artigo propõe examinar como o discurso midiático d’O Globo, por meio de uma narrativa midiática roteirizada, forja, como intencionalidade, uma dada realidade a partir de um encaminhamento argumentativo subjacente ao texto, pautado em certos imaginários sociodiscursivos de descrença e de impunidade política em relação à imunização contra a Covid-19. A nossa hipótese norteadora sobre o fato é o de que a famosa mídia desejaria denunciar e inculcar, coletivamente, a postura de negligência por parte do Governo Federal ante o combate da pandemia do coronavírus. Para tanto, adotaremos a Teoria Semiolinguística (Charaudeau, 1992, 2001, 2004, 2012, 2017, 2019) em diálogo com outros autores, dente eles, Azeredo (1990) e Mira Mateus et al (1983), dando enfoque à operação linguística de causação, especialmente, às relações de restrição, de conjunção e de causalidade hipotética, tendo, como corpus de análise, quatro notícias de capa publicadas nesse jornal durante o primeiro semestre de 2021.

 

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Biografia do Autor

Alessandro Alves dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Sou graduado em Letras - Português/Literaturas de Língua Portuguesa (2018), especialista em Língua Portuguesa (2020) e mestre em Estudos de Linguagem (2022), tendo realizado todos esses cursos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), todos, sob orientação da Profa. Dra. Rosane Monnerat. Atualmente, é Professor Substituto de Língua Portuguesa da mesma Instituição de Ensino Superior e de escolas voltadas para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Concilio atualmente, a docência com a segunda graduação em Letras - Latim e com o curso de Doutorado em Linguística, com ênfase nos estudos de Análise do Discurso pautados pela Teoria Semiolinguística, criada por Patrick Charaudeau. Em paralelo, sou pesquisador membro do GPS-LeiFEN-UFF-CNPq (Grupo de Pesquisa - Leitura, Fruição e Ensino - Semiolinguística), e do GEPELT-UFF (Grupo de Pesquisa em Linguística Textual).

Luciana da Silva Gomes, Universidade Federal Fluminense

Sou professora de Língua Portuguesa e Literatura formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), com atuação no Ensino Fundamental II, na rede privada. Desde julho de 2024, sou Professora Substituta do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF). Iniciei o Doutorado em Estudos de Linguagem, na Universidade Federal Fluminense, em março de 2024, sob a orientação da Professora Pós-Doutora Patrícia Ferreira Neves Ribeiro. Possuo Mestrado em Estudos de Linguagem, pela mesma universidade (2022) e a área de concentração da dissertação é Linguística, sob a orientação é da Professora Doutora Patricia Ferreira Neves Ribeiro. O título da Dissertação é "Um roteiro midiático para a pandemia do novo coronavírus". Desde 2020, sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguística Textual (GEPELT/CNPq/ UFF) e do Grupo de Pesquisa em Semiolinguística - Leitura, Fruição e Ensino (GPS-LeiFEn/CNPq/UFF). Ainda nessa instituição, em 2020, conclui a Especialização em Língua Portuguesa para Estrangeiros. O título da monografia é "Reflexões sobre a função dos Elementos Provocadores do Exame CELPE-BRAS: o discente como decodificador ou como leitor?" e a orientação é da Professora Doutora Ilana da Silva Rebello Viegas. Em 2019, também nessa instituição, conclui a Especialização em Língua Portuguesa. O título da monografia é "Abordagem multissemiótica na sala de aula: reflexões e metodologias para uma prática proficiente de leitura" e a orientação é do Professor Doutor Monclar Guimarães Lopes. Sou especialista em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e pela Universidade Federal Fluminense (1999), e em Leitura: Teoria e práticas, pelo Centro Universitário da Cidade (Univercidade) (2001). Durante a graduação, fui bolsista de Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento, vinculada ao Projeto Integrado Programa de Estudos sobre o Uso da Língua III, processo n 52 3947/96-8 - subvencionado pelo CNPq, sob a coordenação da Professora Doutora Maria Cecília de Magalhães Mollica, no período de 1996 a 1999. Minhas áreas de interesse são: Estudos do texto e do discurso, Semiolinguística, Linguística Textual, Ensino de leitura e estratégias de interpretação, Literatura infanto-juvenil, Ensino de Língua Portuguesa. Meus e-mails para contato são lucianagomes@id.uff.br e lucianasgomes@terra.com.br.

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Publicado
2025-06-03
Como Citar
Santos, A., & Gomes, L. (2025). A guerra pela imunização contra a covid-19 no Brasil no ano de 2021. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 25(1), 339-367. https://doi.org/10.47369/eidea-25-1-4614
Seção
Artigos